sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

A CEIA DO SENHOR - O CUMPRIMENTO DA CEIA



A. DEVE SER FEITO COM REVERÊNCIA...

1. Isto é, "de uma maneira digna" - 1 Co 11:27, 29
i). Outras traduções dizem "dignamente", o que gera algum mal-entendido.
ii). Trata-se de um advérbio, descrevendo como nós a tomamos, e não se somos dignos (ninguém é verdadeiramente digno).

2. Com respeito ao preço que Jesus pagou pelos nossos pecados
i). A cruel tortura e humilhação do Seu corpo físico
ii). A angústia espiritual sofrida por Jesus suportando o castigo pelos nossos pecados ("Meu Deus, Meu Deus, Por que você me abandonou? ") s

3. A inobservância com a devida reverência traz condenação - 1 Co 11:27, 29
i). Será culpado do corpo e sangue do Senhor
ii). Vai comer e beber juízo para si próprio

B. DEVE SER FEITO COM O AUTO-EXAME...

1. Refletindo sobre o seu estado espiritual - 1 Co 11:28

2. Estamos vivendo de uma forma que demonstra apreço por Seu Sacrifício?
i). Aceitando a graça de Deus em nossas vidas? -- Cf. 2 Co 5:18 - 6:1
ii). Vivendo para Jesus, que morreu por nós? -- Cf. 2 Co 5:14-15; Gl 2:20

3. Ou será que estamos cheios de pecado, culpado por estarmos:
i). Desprezando o Filho de Deus?
ii). Considerando o sangue (pelo qual fomos santificados) uma coisa comum?
iii). Insultando o Espírito da graça? - Cf. Hb 10:26-29

4. Será que, ao recusarmos a nos arrepender de nossos pecados, crucificaremos novamente para nós mesmos o Filho de Deus, e envergonhá-lo? - Cf. Hb 6:4-6

Em certo sentido, a Ceia é um assunto privado entre um cristão e Deus; um tempo para refletir sobre o passado e se resolver para o futuro.

C. DEVE SER FEITO COM OUTROS CRISTÃOS...

1. Existe ampla indicação de que a Ceia foi projetada para ser uma refeição comum.
i). Os discípulos "se reuniam" para partir o pão - At 20:7
ii). Quando eles estavam juntos deviam "esperar uns aos outros" - 1 Co 11:33
iii). Participação em conjunto de "um pão", que demonstra que são "um pão e um corpo" - 1 Co 10:17

Nós temos comunhão não apenas com o Senhor, mas uns com os outros.

D. DEVE SER FEITO SEMPRE...

1. Há evidência bíblica de que era feita semanalmente
i). Cristãos se reuniram no primeiro dia da semana para "partir o pão" - At 20:7
ii). Outras indicações de observações semanais: a) A Igreja em Corinto estava junta para comer a Ceia do Senhor, e abusava disso - cf. 1 Co 11:17-22. b) As instruções relativas à Coleta (Oferta) sugere que eles se encontravam no primeiro dia da semana - cf. 1 Co 16:1-2 c). Seguindo o exemplo dos cristãos na Bíblia, sabemos que Deus aprova a observância no primeiro dia da semana.

2). Os primeiros indícios históricos fora da Bíblia confirmam o dia e a freqüência
i). O Didache (cerca 95 dC) indica os cristãos se encontravam no primeiro dia da semana para partir o pão - Didache 14:1
ii). Justin Mártir (cerca de 150 dC) registra como cristãos se reunião no domingo e tomavam a Ceia - Apologia I, 67
iii). "... os escritores da igreja em seu início de Barnabé, Justin Mártir, Irineu, até Clemente de Alexandria, Orígenes e Cipriano, todos em consenso declararam que a Igreja observava o primeiro dia da semana. Eles igualmente estão de acordo que a Ceia do senhor era observada semanalmente, no primeiro dia da semana." - BW Johnson, People's New Testament.

3. Eruditos Religiosos afirmam que esta era a prática

i). "Como já observamos, a celebração da Ceia do Senhor ainda é mantida, a fim de constituir uma parte essencial da culto divino de todos os domingos, assim como aparece desde Justin Mártir (dC 150 )..." - Augusto Neander (Luterano), History Of Christian Religion And Church, Vol. I, p. 332.
ii). "Esse mandamento (Ceia do Senhor) parece ter sido administrada a cada dia do Senhor, e provavelmente os cristãos não professos se abstinham..." - Thomas Scott (Presbiteriano), Comentário em Atos 20:7.
iii). “Este também é um importante exemplo de como a era a prática da comunhão semanal dos primeiros cristãos". - AC Hervey (Episcopal), Comentário em Atos 20:7.
iv). "É sabido que os cristãos primitivos administravam a Eucaristia (Ceia do Senhor) todo dia do Senhor." - P. Doddridge (Congregacionalista), Notes On Acts 20:7

4. Alguns acreditam que a observância semanal diminui a importância da Ceia

i). Qual é a razão pela qual eles podem fazê-lo mensalmente, trimestralmente ou anualmente
ii). Mas será que a prática freqüente de:
a) Reunir-se diminui o seu valor e sua importância?
b) Cantar louvores e oferecer orações desvalorizam os seus benefícios?
c) Pregação e estudo da Palavra Deus diminuir o seu significado para as nossas vidas?

A nossa vida espiritual depende do valor e dos benefícios da morte do nosso Senhor na cruz; uma observância semanal desse Memorial ajuda-nos a viver com apreço e com sentido!

(continua...)

Nenhum comentário: