quarta-feira, 30 de julho de 2008

Estudo sobre Batismo Bob Williams – Dúvidas sobre o Batismo Parte 2


5 – Dúvidas sobre Batismo – Parte 2

O batismo é uma obra?

Efésios 2:8-9 diz, " Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus não de obras, para que ninguém se glorie". Um grande problema na igreja primitiva era o legalismo judaico. Havia aqueles que foram falsamente ensinados que os cristãos também deveriam obedecer à lei do Antigo Testamento, a fim de serem salvas (Gálatas 4:10, 21; 5:2-6). Em Gálatas 2:16, Paulo declarou que não somos salvos pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo. Nós já não estamos debaixo da lei do AT hoje (Deuteronômio 5:1; Hebreus 8:7-13). Paulo disse em Gálatas 3:24-25, "De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio." Em Romanos 1-5, Paulo argumenta que a salvação é pela fé em Cristo, e não pela lei. Em 4:13, ele afirma que a promessa de Abraão ou seus descendentes "não foi através da Lei, mas através da justiça da fé."

Salvação é claramente um dom de Deus. Não há nada que possamos fazer para ganha-la dele. Mas há algumas coisas que temos de fazer para receber esse dom. Acreditar em Jesus é algo que temos de fazer. Arrepender-se é algo que temos de fazer. E o batismo é algo que temos de fazer. Nenhum destes atos ganha a salvação, mas todos são necessários, a fim de herdar salvação.

Muitos se opõe ao batismo, chamando-lhe uma obra. Mas o batismo não é mais obra para ganhar salvação do que é acreditar ou arrepender-se. Na verdade, a fé em si é chamada de obra em João 6:28-29: " Dirigiram-se, pois, a ele, perguntando: Que faremos para realizar as obras de Deus? Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado". Então, crer é fazer uma obra que Deus diz que temos de fazer, mas não é uma obra que ganha a nossa salvação.

Arrepender-se e fazer uma coisa que Deus diz que devemos fazer, assim como o batismo. Todas essas coisas Deus diz que devemos fazer, a fim de receber Sua graça. Mas nenhuma dessas obras são obras de mérito para ganhar a salvação. Tanto o Batismo, como a fé, são também chamados de obra, mas obra de Deus. Colossenses 2:12-13 diz, " tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos. a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos".

Em Tito 3:5, Paulo disse, "não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo”.

O batismo é realmente o ato (ou obra) mais passivo de fé exigida para a salvação. Acreditar é algo que temos de fazer; Arrepender-se é algo que devemos fazer (e, muitas vezes, uma coisa muito difícil de fazer), mas batismo é algo feito para nós. Trata-se de mera submissão de fé ao trabalho de Deus em nossas vidas.

As paredes de Jericó caíram pela fé

Josué 6 narra a história dos Israelitas marchando ao redor da cidade uma vez por dia durante 6 dias. Em seguida, no 7 º dia, eles marcharam em torno 7 vezes, sopraram suas cornetas e, em seguida, gritaram. As paredes de Jericó caíram, tal como Deus tinha prometido. Foi uma vitória deles devido às suas próprias obras ou uma dádiva de Deus?

Deus disse em Josué 6:2 que era um dom. Mas ele disse ao povo que eles tinham que fazer alguma coisa, a fim de receber esse dom. Hebreus 11:30 diz, "Pela fé das muralhas de Jericó caíram, depois de terem sido cercada por sete dias". Ela veio pela fé, mas eles só receberam após marcharam e gritarem como Deus disse que precisavam fazer.

De igual modo, a salvação para nós hoje em dia é certamente um dom que vem pela fé. O NT deixa isso bem claro. Mas, ao mesmo NT também ensina que há algo ainda mais, temos de fazer antes que a salvação seja resultante. Numerosas passagens do NT ensinam que o batismo é também uma parte do processo salvação. A Bíblia ensina que a salvação é somente através de Cristo, o Filho de Deus (João 14:6; 1 João 5:11-13). Ela também ensina que nos veste de Cristo através do batismo. Em Gálatas 3:27, Paulo diz, "porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes". Paulo disse aos cristãos em Romanos 6:3-4 lembra que "todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus, foram batizados em sua morte." Ele diz que assim como Cristo morreu, foi sepultado, e foi novamente ressuscitado, assim também nós "através do batismo [somos ressuscitados] para andar em novidade de vida".

A Bíblia diz que as muralhas de Jericó caíram pela fé, mas foi o que aconteceu quando eles marcharam e gritaram apenas como Deus disse para fazer. A Bíblia também diz que hoje é dada a salvação pela graça e pela fé, mas isso acontece quando somos batizados para a remissão dos pecados, tal como Deus diz que devemos fazer (ver Atos 2:38, 22:16; 1 Pedro 3: 20-21).

Continua: 6 – Dúvidas sobre Batismo – Parte 3

Traduzido com permissão de Bob Williams: http://www.biblelessons.com

Nenhum comentário: