quarta-feira, 30 de julho de 2008

Estudo sobre Batismo Bob Williams – Pesquisando nos Originais Parte 2


8 – Pesquisando nos originais – parte 2



Batismo no Nome de Jesus

Em Mateus 28:19, Jesus disse: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a observar tudo o que eu lhe ordenado, e em verdade". Algumas semanas mais tarde no dia de Pentecostes, registrado em Atos 2:38, Pedro disse: " Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo".

"Nome" vem da palavra grega onoma (Strong # 3686). O Vine´s Expository Dictionary dá dois significados principais: 1)em geral, o "nome" pelo qual uma pessoa ou coisa é chamada; 2) para tudo o que um "nome" implica, de autoridade, natureza, classificação, majestade, poder, excelência, etc.

Relato ao batismo, Vine diz "em nome de" significa "em reconhecimento da autoridade dos poderes". O Léxico grego-Inglês Thayer similarmente diz: "batismo vincula reconhecer publicamente a dignidade e a autoridade de alguém". Várias outras passagens indicam tal significado: (Mateus 10:41; Mateus 18:5,20; Marcos 16:17, Lucas 10:17, João 14:26).

Alguns argumentam que "em nome de" significa uma fórmula exata de palavras que devem ser faladas no momento do batismo, para que tal seja considerado válido. A Bíblia, no entanto, não diz absolutamente nada sobre o que fazer, nem sobre o que ser dito no momento do batismo. Não há fórmulas específicas do que dizer. Se uma pessoa foi batizada desejando que seus pecados fossem lavados com o sangue de Jesus, se ela percebe sua dependência do precioso dom de Deus através de Cristo, então seguramente essa pessoa foi batizada "no nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" e também "no nome de Jesus”, independentemente das palavras proferidas no momento.

Pense em Colossenses 3:17: "E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai" Certamente como cristãos, tudo o que fazemos deve ser em reconhecimento da autoridade de Cristo; todos os aspectos das nossas vidas devem estar em submissão a essa autoridade. Tudo o que fazemos como cristãos, quer se trate de uma atividade espiritual ou de coisas cotidianas, devem ser realizadas reconhecendo a autoridade de Cristo. À medida que vamos usar o seu nome, temos que lutar para ser como ele. Qualquer decisão que tomamos, a cada ação que tomamos, tudo deve estar de acordo com Sua vontade.

Parece absurdo interpretar este versículo no sentido de que a cada passo que damos, a cada simples ato que realizamos teríamos que fisicamente e verbalmente dizer em voz alta, "Em nome de Jesus". Se "em nome de" significa que essas palavras precisam ser pronunciadas (como alegam alguns), então, deveríamos dizer "em nome de Jesus" em cada ação que fazemos na vida. Afinal de contas, é o que diz o verso: "Tudo o que fizerdes seja em palavra ou em ação, fazei-o em nome do Senhor". Para interpretar esse versículo como alguns fazem em Atos 2:38, então teríamos de falar continuamente em voz alta o nome de Jesus. Certamente o sentido em Colossenses 3:17 deve ser a de que tudo o que fazemos como cristãos deve ser feito no reconhecimento da autoridade de Jesus Cristo, nosso Salvador. E se assim for, é razoável que a mesma frase em Mateus 28:19 e Atos 2:38 significa a mesma coisa.


Traduzido com permissão de Bob Williams: http://www.biblelessons.com

Nenhum comentário: