quarta-feira, 30 de julho de 2008

Estudo sobre Batismo Bob Williams – Dúvidas sobre o Batismo Parte 1




4 – Dúvidas sobre Batismo – Parte 1

Em que momento foram salvos os cristãos em Atos capítulo 2?

Atos 2 é um dos capítulos mais fascinantes da Bíblia. Estão registrados os acontecimentos do dia de Pentecostes, apenas algumas semanas após a crucificação de Jesus. Como João Batista e Jesus tinham prometido (Mateus 3:11, Atos 1:5), os apóstolos foram preenchidos com o Espírito Santo e foi dada uma capacidade miraculosa de falar em línguas que não tinham conhecimento anterior.

Pedro então prossegue a pregar um dos maiores sermões de todos os tempos para os milhares que estavam ali reunidos em Jerusalém. Pedro conclui seu sermão com estas palavras: "Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. (Atos 2:36)."

O sermão de Pedro alcançou o seu objetivo quando vemos como o povo "compungido no coração" perguntou a Pedro e os outros apóstolos, "Irmãos, o que devemos fazer?" Eles acreditaram no que Pedro tinha dito em seu sermão, pois eles estavam convencidos e convictos de seus pecados e por terem condenado e rejeitado Jesus. A resposta de Pedro foi: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo (Atos 2:38)."

Em que ponto eles foram salvos? No dia de Pentecostes, Pedro pregou-lhes sobre Jesus e Sua crucificação. Em Atos 2:37, ele diz, “Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?” Eles tinham ouvido a Pedro e chegado ao entendimento de que tinham, na verdade, crucificado o Filho de Deus. Foi nesse momento que eles acreditaram. Mas essa convicção foi suficiente para salvá-las?

Aparentemente não, ou então, Pedro teria respondido sua pergunta dizendo algo como: "Não há nada que vocês precisam fazer agora, vocês já estão salvos por causa da sua fé. Vão e tentem viver para Cristo agora." Mas isso não é o que disse Pedro. No versículo 38, Pedro primeiro disse-lhes que precisavam se arrepender. Arrepender significa virar e mudar a direção. Para as pessoas que ouviram Pedro, significou deixar seu pecado e sua luta contra Jesus, pois precisavam voltar-se para Ele e aceitar o seu modo de vida. (Arrependimento também é ensinado em vários outros lugares no livro de Atos como parte necessária do plano de salvação de Deus: Atos 3:19, 5:31, 17:30). Poderia então a sua fé, conjugada com o arrependimento ser tudo o que era necessário para a salvação?

Não, porque Pedro disse-lhes também para serem batizado para a remissão dos seus pecados. É evidente que eles ainda não estavam salvos antes do batismo porque, no versículo 40 Pedro continua a pregação, dizendo: "Salvai-vos desta geração perversa".

Mas então chegamos ao versículo 41: “Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas”. Versículo 47 passa a dizer, "Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos". Em que ponto eles foram salvos? Não poderia ser dito de forma muito mais clara do diz no versículo 41. Eles foram batizados e foram então adicionados à igreja do Senhor. A Bíblia ensina que no ponto do batismo eles entraram em um relacionamento de salvação com o Senhor.

Continua: 5 – Dúvidas sobre Batismo – Parte 2

Traduzido com permissão de Bob Williams: http://www.biblelessons.com

Nenhum comentário: