quarta-feira, 30 de julho de 2008

Estudo sobre Batismo Bob Williams - Introdução


1 – Introdução

Uso da palavra batismo

A palavra batizar vem da palavra grega baptizo e a palavra batismo vem da palavra grega batisma ou baptismos. Juntas são encontradas 150 vezes no Novo Testamento. O Léxico Thayer enumera três significados primários para a palavra batizar:

a – mergulhar repetidamente, submergir;
b – limpeza por submersão, lavar, fazer limpeza com água;
c – metaforicamente, morrer;


1 vez utilizada figurativamente

Dessas 150 vezes, 14 vezes são encontradas nos quatro Evangelhos sendo usadas por Jesus para se referir figurativamente ao sofrimento na sua morte. Mateus (20:22) cita Jesus perguntando aos seus discípulos "Podeis vós beber o cálice que eu hei de beber, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado?" Uma outra vez a palavra é usada figurativamente, em 1 Coríntios 10:2, em referência a Moisés e aos filhos de Israel. Há que diz: "E todos foram batizados em Moisés na nuvem e no mar."


6 vezes para "batismo do Espírito Santo"

Seis vezes a palavra é usada em conexão com o Espírito Santo. Quatro dessas são encontrados nos Evangelho (Mt 3:11; Mc 1:8; Lc 3:16; Jo 1:33) onde João Batista fala de seu batismo na água em comparação com o tempo que Cristo batizaria "com o Espírito Santo”. As outras duas são encontrados no livro de Atos e clarifica o que João falava a esse respeito. Em Atos 1:5, Jesus disse a seus apóstolos pouco antes do dia de Pentecostes, "João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias". O cumprimento disso ocorre em Atos 2:4 quando Pedro e os outros são "cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem". Note que este batismo não foi realizado por homens, mas por Deus mesmo a partir do alto.

A única outra vez ocorre em Atos 10-11. Onde os Gentios também recebem o dom de falar em línguas, a fim de convencer os irmãos judeus que proclamar a mensagem do evangelho aos gentios era efetivamente a vontade de Deus. Pedro diz em Atos 11:15-16, " E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio. E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água; mas vós sereis batizados com o Espírito Santo”. A expressão "ao princípio" refere-se ao dom de falar em outras línguas que a primeira ocorreu no dia de Pentecostes, em Atos 2. Este também foi um batismo não realizado por homens, mas por Deus. (Veja também 1 Coríntios 12:13.)


As restantes 79 vezes

"Batismo do Espírito Santo" não deveria ser confundida com a prática comum do batismo nos primeiros dias da igreja primitiva. As restantes 79 vezes mostram pelo contexto, ou pela falta de qualquer coisa contrária a ela, que as palavras batizar / batismo referem-se a ser imerso em água (o sentido principal e literal da palavra). João Batista declarou muitas e muitas vezes que o seu batismo foi na água. Na verdade, João 3:23 diz que ele estava batizando em Enon próximo a Salim "porque havia ali muitas águas". Em Marcos 1:9-10, quando Jesus foi batizado por João, ambos foram para o rio Jordão e saíram da água. Em Atos 8:38-39, Filipe e o eunuco desceram a água e, depois, ambos saíram da água. Romanos 6:4 e Colossenses 2:12 falar de sermos "enterrados com Ele através de / no batismo". Note também que Pedro, em 1 Pedro 3:20-21, compara o batismo com a água do dilúvio.


Note também que estes batismos são realizados por mãos humanas, e não diretamente do alto. O Batismo do alto ocorreu apenas duas vezes: uma para os judeus em Atos 2, e outra vez para os gentios em Atos 10. Note ainda que nas duas ocasiões o batismo do Espírito Santo foi o cumprimento de promessas, ao passo que o batismo da água é um mandamento para todos.

Continua: 2 – Ensino sobre Batismo – Parte 1

Traduzido com permissão de Bob Williams: http://www.biblelessons.com

Nenhum comentário: