quarta-feira, 30 de julho de 2008

Estudo sobre Batismo Bob Williams – Dúvidas sobre o Batismo Parte 3


6 – Dúvidas sobre Batismo – Parte 3



O que dizer do ladrão na cruz?

O ladrão na cruz (Lucas 23:39-43) viveu e morreu no âmbito da antiga aliança da Lei e foi sujeito as exigências e mandamentos dessa época. Por isso não estava sob a Nova Aliança, sob seus mandamentos e requisitos para a salvação (como nós somos hoje). Além disso, como o ladrão poderia ser batizado na morte de Cristo (como estamos ordenados a fazer sob o novo pacto), uma vez que Cristo ainda não tinha morrido?!

[Além do mais, Jesus disse ao ladrão que ele estaria no paraíso, uma promessa específica para ela, mas não foi feita a nós, diferente das promessas que recebemos]

Por que Paulo não batizava mais?

Em 1 Coríntios 1:10, Paulo condena os cristãos em Corinto por sua divisão. Aparentemente, muitos mantinham uma fidelidade abusiva a quem os batizava (versículo 12). No versículo 14, Paulo declarou que ele era grato porque havia batizado apenas alguns de Corinto. Ele não procurava qualquer status especial nas mentes daqueles que foram por ele batizados, não fazia qualquer diferença quem ele batizou. Ele diz no versículo 17 e em Atos 9:15 que Jesus lhe tinha chamado a pregar. Outros poderiam batizar, tanto como Paulo, mas não necessariamente a pregação dele. Lembre que em João 4:1-2 diz que Jesus fez e batizou muitos discípulos, mas foram seus discípulos que efetivamente fizeram o ato físico de batizar.

Paulo disse que o batismo não era importante? Certamente não. Lembre-se que Paulo disse que nos vestimos de Cristo no batismo (Gálatas 3:27). Na verdade, a passagem é muito consistente, em que mostra que o batismo é muito importante. É óbvio que os cristãos de Corinto tinham sido batizados, isso está inferido em 1 Coríntios 1:13 e declarado em Atos 18:8. E Paulo, nesta passagem, na realidade indica que duas coisas são necessárias antes de uma pessoa poder ligar-se a outra. Em primeiro lugar, Paulo teria que morrer por essa pessoa, e em segundo lugar, essa pessoa teria de ser batizado em nome de Paulo. Esse ensino é perfeitamente compatível com o ensinamento bíblico de que Cristo morreu por nós, e nós somos justamente chamados pelo Seu nome (cristãos), quando nos vestimos de Cristo no batismo.

O batismo é uma figura de Salvação?

1 Pedro 3:20-21 diz, "Na [arca], a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água, a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo". Este versículo tem sido erroneamente utilizado para ensinar que batismo é uma figura da salvação. Mas Pedro não quis dizer isso; na verdade ele disse que a água que salvou Noé é uma imagem de como o batismo nos salva hoje. A água levantou a Arca salvou Noé da destruição; ela separou os salvos dos que se perderam. Ele diz claramente que o batismo agora nos salva!
Alguns tentam distorcer a frase enfatizando o ter uma boa consciência. De acordo com o Vine's Expository Dictionary, o uso da palavra "indagação" é incorreta. Vine diz, "Ela era usada pelos gregos em um sentido jurídico, como uma exigência ou recurso". Em outras palavras, trata-se de um recurso ou pedido de receber alguma coisa, e não uma conseqüência por já ter recebido. Além disso, tendo uma boa consciência não é uma indicação precisa de salvação - Paulo, em Atos 23:1 disse que tinha uma boa consciência, antes mesmo de ser salvo.

Continua: 7 – Pesquisando nos originais – parte 1

Traduzido com permissão de Bob Williams: http://www.biblelessons.com

Nenhum comentário: