quarta-feira, 30 de julho de 2008

Estudo sobre Batismo Bob Williams – Ensino sobre o Batismo Parte 1




2 – Ensino sobre Batismo – Parte 1

Qual Batismo é o "Um só batismo?"

Cerca de 63-64 d.C., muito tempo depois de a igreja ter começado no dia de Pentecostes (cerca de 33 d.C.), Paulo escreve em Efésios 4:4-6, "Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós".

Qual Batismo é esse? Será que o batismo realizado pelo Espírito do Senhor se destinava a prosseguir para todas as épocas, ou seria o batismo da água realizada por homens? Não pode ser ambos – apenas um está operacional agora. Nós lemos sobre duas instâncias específicas sobre o Batismo do Espírito, mas nunca mais é mencionado. Mas olhar para Mateus 28:19-20: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a observar tudo o que eu lhe ordenado, e em verdade, Eu estarei convosco todos os dias, até o final dos tempos". Este era o batismo em água a ser realizada pelos homens. Para quem deveria ser realizado? Para todas as nações. Por quanto tempo? Aparentemente, para sempre, até o fim dos tempos.

Independentemente do que as pessoas acreditam sobre a finalidade do batismo, o Novo Testamento, com as exceções acima citadas, utiliza o termo para se referir o ser imerso em água. É esse batismo em água que é ordenado para todas as pessoas em todos os tempos. Note também que a idéia de aspersão ou derramar é estranho à Escritura e ao significado inerente da palavra batizar.


"Você precisa nascer de novo"

João 3:1 conta sobre Nicodemos, um dos principais dos judeus, vinda até Jesus. Ele professa sua crença em Jesus, reconhecendo que "porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes se Deus não estiver com ele. (versículo 2)." Jesus, aparentemente, vendo o seu interesse no Reino, disse a Nicodemos no verso 3, "se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus". Nicodemos interpreta a declaração Jesus literalmente como se precisasse nascer ao mundo fisicamente. Mas o Reino de Jesus é um reino espiritual em que se entra por meio de um nascimento espiritual, como Jesus descreve no versículo 5: "quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus"

A maioria dos estudiosos hoje acredita que Jesus estava falando aqui de batismo. Talvez Nicodemos estivesse familiarizado com a prática de batizar prosélitos. Gentios que pretendiam praticar a religião judaica foram, em certo sentido, nascido de novo.

Nicodemos talvez estivesse ainda familiarizado com o batismo administrado por João Batista. Jesus certamente afirmava e afirma nessa passagem que alguém deveria nascer de novo, não só da água, como João havia declarado, mas também do Espírito. No dia de Pentecostes, em Atos 2:38, Pedro disse que recebem não só o perdão dos pecados quando fossem batizados, mas também o dom do Espírito Santo. Numerosas passagens do NT falam da habitação do Espírito Santo na pessoa depois de ter nascido de novo (cf. 1 Coríntios 3:16, 6:19, 12:13).

Uma passagem relacionada é Tito 3:5, onde Paulo disse, "não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo". A palavra "lavar" vem da palavra grega loutron que, de acordo com o Thayer's Léxico, remete para o ato de tomar banho e é usado aqui no NT e em outros escritos como referência ao batismo. A palavra "regeneração" deriva da palavra grega palingenesia, que é formada a partir de raiz duas palavras "nascer" e "de novo".

As declarações de Paulo aqui indicam uma forte ligação entre a lavagem, água, batismo e ser nascido de novo, tal como Jesus parece declarar em João 3:5. Paulo diz que a salvação e a justiça não vêm de nossas próprias boas ações, mas que Deus tem determinado vir, em última análise, através do batismo. É nesse ponto, ele diz que somos "renovados pelo Espírito Santo".

Continua: 3 – Ensino sobre Batismo – Parte 2

Traduzido com permissão de Bob Williams: http://www.biblelessons.com

Nenhum comentário: